quinta-feira, 12 de abril de 2007

Atividade - 6


a) Encontrar um exemplo de cada um dos três modelos de rede na internet. Explicar.
b) Em que modelo você classificaria o ORKUT (blogs). Explique.
c) Como o ciberespaço atua na criação/complexificação das redes sociais? Explique.


---------------- x ---------------------







a) Eu classificaria o ORKUT nos três modelos:
*** Como modelo de redes igualitárias: pois as pessoas que ali estão buscam aleatóriamente entrar em comunidades que tem algo a ver consigo, e que tnham membros que se igualam a elas. Buscam nos desconhecidos o que não encontram nos seus amigos. E todos os nós possuem o mesmo número de conexões, pois você pode não ter nenhum amigo, como ter mil no máximo, sendo que agora tem aqueles esquemas que se ter um número de amigos além permitido.
*** Como modelo de mundos pequenos: Aqui continuam os laços aleatórios, podendo-se dizer que o ORKUT é um mundo pequeno. Pessoas de todo mundo se encontram, se reunem nas diversas comunidades que existem dentro do orkut, amigos de amigos vão se adicionando a fim de tentar uma interação social internacional, sendo que acabamos notando que, entre duas pessoas que moram, cada uma, aos extremos do mundo, possuem poucos graus de separação entre elas. Mas esta interação acaba sendo a pouco prazo, pois, por possuirem laços fracos, depois de um certo tempo se essas pessoas não manterem um contato direto, acabam deixando de ser amigos e transformam-se num simples "conhecido", sendo que pode-se acabar descubrindo, através do orkut.
*** Como modelo de redes sem escalas: Mesmo possuindo conexões aleatórias, o ORKUT possui também conexões preferenciais, onde as gurias procuram por rapazes bonitos, por beleza; profissionais procuram algo sobre a sua área de trabalho. Ou seja as pessoa procuram por outras que tnham algo em comum, despertando seu capital social. a tendência também é os ricos ficarem mais ricos, ou seja, quem é popular tende a ficar mais popular, porque as pessoas vêm que o perfil de umas estão "bombando" e vão logo adicionando, pra fazer parte daquele mundinho de "celebridades". Há também os conectores, no momento que eu faço meu perfil, adiciono amigos, conenhecidos, esses que estão conectados comigo, mesmo que não se dêem contas, eles estão meios conectados, mas como laços fracos, e se eu excluo meu perfil, essas pessoas que poderiam ter uma chance de interagir através da minha conexão, acabam se distanciando mais ainda.


b) O ORKUT pode ser classificado nos três modelos como citei na resposta anterior.


c) O ciberespaço é um ambiente virtualizado onde podemos fazer coisas que o real não permitiria, e nele podemos criar comunidades, sites, sobre algo específico, onde na realidade eu não encontrarias pessoas que pensem da mesma forma que eu, no ciberespaço busco no mundo todo pessoas com os mesmos interesses. Pessoas buscam no virtual, apoio mútuo, um ponto de encontro, onde não há fronteiras para se ter uma interação a distância.
*** Rossane Vargas ***

Um comentário:

raquel disse...

Oi! O fato das pessoas procurarem aleatoriamente não tem a ver com o modelo. E mesmo assim, eu não diria que as pessoas procuram comunidades aleatoriamente, acho que elas escolhem onde querem entrar, não? O resto está ok.