quinta-feira, 29 de março de 2007

Atividade - 5


Redes Sociais

1) Escolher um Fotolog, Blog Chat, ou Forum. Observar as interações.
---> a) Que formas de capital social são perceptíveis nas interações? Explique e exemplifique.
---> b) Que tipos de laços sociais são perceptíveis? Explicar e exemplificar.
---> c) Pode-se dizer que há comunidades virtuais? Explique.

2) Procurar um exemplo de MEME na internet. Explicar.





--------------------- x ----------------------



Respostas


---> a) Uma forma de capital social perceptível é a de ser informacional, pois as pessoas acessam este flog e comentam a partir de buscar algo mais sobre seu ídolo.
Esse Flog tem um valor coletivo, pois as pessoas buscam informações sobre um mesmo assunto e acabam criando uma interação social.
---> b) O tipos de laços sociais perceptíveis são: os laços fracos, pois não há intimidades, as pessoas vão ali comentam e nada mais, são poucas as pessoas que seguem mantendo uma relação.
E há os laços sociaios associativos, é um simples pertencer au um grupo, as pessoas não tem a obrigação de manter relações. Até podem interagir, mas esta interação seria uma conseqüência de buscar noutras pessoas masi informações sobre seus ídolos. E as pessoas conversam durante algum tempo e dpois perdem estes laços.
---> c) Sim, pode-se dizer que há comunidades virtuais.
O site foi criado por alguem, mas também não deixa de ser emergente, pois apareceu apartir de uma idéia comum, o laço que mantém a comunidade, é que as pessoas comentam e acessam o site diariamente atrás de informações de seus ídolos. O site surgiu pra espalhar informações, com a mesma finalidade que as comunidades surgem. E os dois acabam surgindo os formadores de opiniões.


2) Um exemplo de "Meme" é quando tem festa da comunicação, o pessoal, que está organizando a festa, vai tudu no orkut e deixa recados pros amigos, criam comunidades sobre a festa, fazem uma grande divulgação. Não só a de "boca em boca", mas usam e abusam das redes interligadas para falarem de lago que queiram atingir o maior público possível.

Nenhum comentário: